only in Portuguese
Para complementar as atividades de educação ambiental, consolidando o conhecimento adquirido, os parceiros do projeto desenvolveram-se dois concursos escolares (sub-ação E3.2), um no agrupamento de Escolas de Monchique e outro na Escola Básica de Seia, durante o ano letivo de 2021/22. A adesão foi significativa, como se descreve de seguida.
Agrupamento de Escolas de Monchique
O parceiro do projeto Município de Monchique, através da professora Patrícia Martins, desenvolveu um concurso escolar com o título: “Adelfeira – Uma planta Resiliente” na serra de Monchique. A implementação desta ação incluiu o estabelecimento das Normas de Participação; ficha de inscrição, divulgação, gestão de candidaturas, seleção do vencedor e atribuição do prémio.
O objetivo do concurso era sensibilizar as crianças, os jovens, para a importância dos ecossistemas florestais, particularmente para a preservação do adelfeiral e para as principais ameaças, desafiando a criatividade e consequentemente desenvolvendo a consciência ambiental. Os trabalhos admitidos a concurso estavam relacionados com a faixa etária e os trabalhos admitidos eram: 1) cartazes, maquetas e/ou material audiovisual, como instrumento cívico para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção da relação entre a escola e a comunidade local e regional; 2) materiais de comunicação que promovam o aumento do conhecimento sobre o habitat da Adelfeira em particular e a conservação da natureza em geral. Participaram no concurso escolar doze turmas do Agrupamento de Escolas de Monchique, entre elas, nove turmas de 1º ciclo do Ensino Básico e três turmas do 3º ciclo, mais especificamente do 7º ano. Desta feita, num total de 183 participantes, alunos estes que já foram contabilizados nas ações de educação ambiental. Os trabalhos foram apreciados por um júri constituído pelos elementos do Município de Monchique e da Universidade de Évora responsáveis pelo projeto Life-Relict. No final do ano letivo foi promovida uma exposição itinerante com todos os trabalhos submetidos a concurso.
LISTA DE VENCEDORES
• 1º Lugar- Turma do 4º Ano, Escola de São Pedro (ANEXO E3.2_trabalho do 1º vencedor Monchique);
• 2º Lugar- Turma C do 7º ano, Escola Manuel do Nascimento (ANEXO E3.2_trabalho do 2º vencedor Monchique;
• 3º Lugar- Turma do 2º Ano, Escola de São Roque (E3.2_trabalho do 3º vencedor Monchique) e Turma do 7º, Escola Manuel do Nascimento (Maquete e Quis interativo (Anexo E3.2_trabalho do 3º vencedor_QUIZ Monchique)
Os trabalhos estiveram em exposição na Escola Básica n. 2, 3 de Monchique, entre 20 junho e 31 de julho de 2022, e na galeria de Santo António, Monchique, entre 06 e 30 de setembro de 2022. A estimativa do público geral alcançado é de cerca de 944 pessoas.
Agrupamento de Escolas de Seia
O parceiro do projeto Município de Seia, através da Ana Fonseca, desenvolveu um concurso escolar com o título: “Como melhorar a qualidade da floresta?”. A implementação desta ação incluiu o estabelecimento das Normas de Participação; ficha de inscrição (ANEXO E3.2_ficha de inscrição_ Seia), divulgação, gestão de candidaturas, seleção do vencedor e atribuição do prémio. Os objetivos do concurso eram: 1) sensibilizar as crianças e os jovens sobre a importância do ecossistema floresta, em particular sobre o habitat do Azereiro (Prunus lusitanica) e sobre a problemática de desflorestação e abandono destas áreas; 2) Produzir cartazes como instrumento cívico para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção da relação entre a escola e a comunidade; 3) Produzir materiais com vista ao aumento do conhecimento do tema em questão; 4) Realizar uma exposição com os trabalhos obtidos a concurso. Participaram no concurso escolar quatro turmas do 1º ciclo da Escola Básica de Seia. Desta feita, num total de 60 participantes, alunos estes que já foram contabilizados nas ações de educação ambiental.
Os trabalhos foram apreciados por um júri constituído pelos elementos do CISE sendo que a turma vencedora foi o 3º A. Esta turma recebeu como prémio uma viagem e visita ao Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, no dia 15/06/22. No final do ano letivo foi promovida uma exposição com todos os trabalhos submetidos a concurso, no CISE entre junho e setembro de 2022 onde se estima que abrangeu cerca de 1202 visitantes.