A
Antrópicas – Resultado da ação humana (ex.: modificações antrópicas, processos antrópicos).
Arroteamento de solo – Limpar o solo de mato para a cultivar, desmatar, desbravar
Autóctones – espécies originárias (nativas) de Portugal
B
C
D
E
Edáficas – Relativo ao solo, especialmente às suas características físicas e químicas.
Estio – Período referente ao verão
Exóticas – Espécies oriundas de outras partes do mundo que não do território nacional
F
Finícola – Que está no limite da sua distribuição geográfica.
Folhosas – espécies de plantas com folhas largas ao contrário, por exemplo, das agulhas dos pinheiros. Exemplos de espécies folhosas são carvalhos, amieiros e castanheiros.
G
H
Habitat 5230* – Habitat listado na Diretiva Habitat (92/43/CEE) como prioritário para a conservação e que se descreve como Matagais Arborescentes de Laurus nobilis ou Matos Altos de Lauróides. É neste habitat que estão incluídos os Azereiros e as Adelfeiras – alvo do Projeto Life-Relict.
Halelopatia – capacidade de produzir substâncias químicas que evitam a germinação de outras plantas
Heliófilas – plantas que gostam de luz (ver também matos heliófilos).
I
IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza (Sigla em Inglês)
J
K
L
Laurus nobilis – popularmente conhecido por loureiro ou louro é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae
M
Matos heliófilos – Os matos heliófilos fazem parte, em termos dinâmicos da vegetação, das primeiras etapas de sucessão ecológica progressiva. Ou seja, normalmente são os matos que estão mais afastados da vegetação potencial de um determinado território. Devido ao seu carácter pioneiro, são os primeiros arbustos a instalarem-se após o abandono de áreas pastoreadas, solos erosionados ou mesmo em terras lavradas por incêndios (dependendo da disponibilidade de sementes). Por outro lado, os matos heliófilos são aqueles que apresentam maior risco de incêndio, devido à sua estrutura morfológica, muito lenhosa desde a base, folhas estreitas, compridas, cheias de pêlos e por vezes, ricas em óleos essenciais. Dentro deste tipo de arbustos salientam-se os pertencentes aos géneros Cistus, Erica, Lavandula, Ulex, Calluna e Cytisus.
N
O
P
Perenifólios – Árvores ou arbustos com folhas persistentes, ou seja, que duram mais do que um ano. As folhas velhas não caem antes que as novas se desenvolvam.
Pirófitas – são espécies de plantas que encorajam a dispersão dos fogos; que ardem muito bem.
Plântulas – Pequena planta recém nascida; Embrião vegetal que começa a germinar.
Podzolização – Alteração da natureza química do solo.
Q
R
S
T
U
W
X
Y
Z