Relatório não técnico disponível

O relatório não técnico já se encontra disponível para consulta ou download. Este é um relatório que apresenta os resultados finais do projeto numa versão não técnica, acessível para todos os interessados em saber mais sobre a conservação da Laurissilva Continental.

Disponível AQUI

 

Guias de Campo disponíveis

Estão disponíveis para download os dois guias de campo. Estes guias vão complementar as rotas pedestres implementadas e assim aumentar a oferta turística baseada na natureza das áreas de intervenção do projeto.

Guia de Campo para Monchique  + Rota da Adelfeira

 

 

 

 

 

Guia de Campo para Estrela + Rota do Azereiro

 

 

 

 

 

Executivo de Monchique planta Carvalhos e Adelfeiras

Ainda em 2023, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Árvore, todo o executivo municipal participou numa ação de arborização e reflorestação na Foia, com o intuito de sensibilizar para a importância da preservação das árvores, quer no ecossistema local, quer para o equilíbrio ecológico em geral, mas também para a importância em zonas estratégicas a nível de floresta e proteção do meio rural. A área em causa foi intervencionada no âmbito do Projeto Life-Relict.

 

Seminário Final do Projeto

O 3º e último Seminário Life-Relict foi organizado pelo parceiro do projeto CMSeia, através do C.I.S.E. (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) que incluiu uma conferência, no dia 9 de setembro de 2022, e um percurso pedestre entre Cabeça e Casal do Rei, no dia seguinte, que permitiu visitar a comunidade portuguesa de loureiros do rio Loriga. A sessão de abertura foi feita pelo presidente da Câmara do CMSeia e vários convidados tiveram a oportunidade de divulgar o seu trabalho sobre conservação da natureza e envolvimento público. Os resultados do Life-Relict foram apresentados pelas equipas do projeto. A sessão de encerramento esteve a cargo de Pedro Machado da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal. A conferência contou com cerca de 54 participantes e no dia 10 o percurso pedestre contou com cerca de 10 participantes.

 

Voluntários ajudam a preservar o azereiral

Em Cabeça, Seia, durante o ano de 2022 foram dinamizadas duas ações com voluntários. A primeira, para celebrar o Dia da Terra realizou-se uma plantação com 8 voluntários ao longo da Rota do Azereiro onde se plantou 20 exemplares desta Relíquia da Laurissilva Continental. A segunda ação, promovida pelo CISE através de Alexandre Silva e com a colaboração do Movimento Estrela Viva, teve como principais objetivos: i) identificar plantas exóticas e invasoras; ii) transmitir conhecimentos sobre o controlo de plantas invasoras (mimosa e háquea-picante); iii) demonstrar a importância do controlo de seguimento e aplicar as técnicas de descasque e arranque em mimosa. Apesar de a participação ter sido só de dez pessoas, este evento foi muito profícuo devido às caraterísticas dos participantes. Aliás, sendo um movimento cívico local, foi possível criar sinergia para o âmbito do plano pós-LIFE.

4ª sessão de esclarecimento à população local de Seia

A quarta sessão de esclarecimento à população local de Seia foi promovida pelo Alexandre Silva (CISE) através de um Passeio Geobotânico em Cabeça, para ver os Azereiros em flor. Este evento contou com a participação de cerca de 25 pessoas.

Monchique já tem um MURAL

A Celebração do Dia do Fascínio das Plantas desenrolou-se ao longo de três dias (18 /19 e 20 de maio 2022) e envolveu 334 alunos de todas as turmas do pré-escolar, turmas do 1º ciclo, e as 3 turmas do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Monchique. Esta celebração envolveu uma pintura de um Mural, com a temática está relacionada com os valores naturais de Monchique tais como Adelfeira, Águia de Bonelli, Lince Ibérico e Lagarto Ibérico, e uma oficina de ilustração durante a visitação à rota das adelfeiras. No que se refere ao Mural, a estratégia escolhida foi contratar um artista local (ASUR) que, desenvolveu o esboço do desenho, acompanhou os alunos numa fase inicial da conceção e terminou as artes finais. Durante as 3 sessões de pintura do Mural, os vários alunos puderam contactar com o artista, ouvir falar dos valores naturais do seu concelho de residência e testar as suas habilidades artísticas a pintar adelfeiras. Relativamente à oficina de Ilustração na Foia, as 3 turmas do 7º ano de escolaridade, da Escola Básica de Monchique participaram após a visitação à Rota das Adelfeiras.

Aula no campo para alunos do secundário

Em Seia, cerca de 74 alunos da Escola Secundária de Seia, tiveram a oportunidade de participar em três atividades promovidas pela equipa do CISE, nomeadamente, uma sessão de apresentação do projeto em contexto de sala de aula, uma saída de campo para visitar a área de intervenção em Cabeça e uma aula no campo sobre as metodologias de estudo da vegetação no âmbito do Life-Relict.

Mostra de saberes e sabores promoveu o património natural de Monchique

Realizou-se no passado fim de semana (28 e 29 maio) o evento “Vamos à Vila”, um evento sobre os saberes e sabores do concelho de Monchique e onde o património cultural e natural também tiveram lugar. No âmbito do Projeto Life-Relict, foi organizado um passeio guiado pela Rota das Adelfeiras, onde foi possível observar as adelfeiras em flor e conhecer o seu habitat. Durante o evento, foi transmitida pelos canais de comunicação do Município uma reportagem sobre o Projeto Life- Relict, que pode ser visualizada AQUI após o minuto 3.

 

 

Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebrado em Monchique

A 18 de maio, de todos os anos, é celebrado o Dia Internacional das Plantas. Esta data foi criada em 2012 pela EPSO – European Plant Science Organisation, para celebrar a vida misteriosa e fascinante das plantas. Da mais pequena semente nasce a maior árvore, que alimenta e abriga as mais variadas criaturas. Neste sentido, o Município de Monchique, desenvolveu uma série de atividades para o agrupamento de escolas desta localidade para assinalar a data. Entre workshops de ilustração, passeios pela Rota das Adelfeiras e pintura de um mural dedicado ao projeto Life-Relict, cerca de 287 alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a linda e fascinante Adelfeira.

Load more